quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Baixa Idade Média e a Crise do Feudalismo

Baixa Idade Média 
História da Baixa Idade Média, inovações tecnológicas, renascimento comercial,
renascimento urbano, origem da burguesia, os burgos, crise do feudalismo, história medieval
baixa 
idade média - renascimento comercial
Renascimento comercial na Baixa Idade Média
 
Introdução

A Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que as principais características da Idade Média, principalmente o feudalismo, estavam em transição. Ou seja, é uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase.
Mudanças na forma de produzir

O século XIII representou uma época de avanços tecnológicos na área agrícola. O desenvolvimento do arado de ferro com rodas, do moinho hidráulico e a utilização da atrelagem dos animais (bois e cavalos) pelo peito representaram uma evolução agrícola importante, trazendo um aumento significativo na produção dos gêneros agrícolas.
Crescimento demográfico

O século XIII foi marcado também pela diminuição nas guerras. Vivenciou-se neste período uma situação de maior tranqüilidade em função do fim das cruzadas. Este clima de paz em conjunto com o aumento na produção de alimentos significou um significativo aumento populacional no continente europeu. Este crescimento demográfico foi interrompido em meados do século XIV com a peste bubônica, que matou cerca de um terço da população européia.
Renascimento Comercial e Urbano

Quando retornavam das cruzadas, muito cavaleiros saqueavam cidades no oriente. O material proveniente destes saques (jóias, tecidos, temperos, etc) eram comercializados no caminho. Foi neste contexto que surgiram as rotas comerciais e as feiras medievais. A saída dos muçulmanos do mar Mediterrâneo também favoreceu o renascimento comercial.

Foi neste contexto que começou a surgir uma nova camada social: a burguesia. Dedicados ao comércio, os burgueses enriqueceram e dinamizaram a economia no final da Idade Média. Esta nova camada social necessitava de segurança e buscou construir habitações protegidas por muros. Surgia assim os burgos que, com o passar do tempo, deram origem a várias cidades (renascimento urbano).

As cidades passaram a significar maiores oportunidades de trabalho. Muitos habitantes da zona rural passaram a deixar o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades européias (êxodo rural). Com a diminuição dos trabalhadores rurais, os senhores feudais tiveram que mexer nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas. Em alguns feudos, chegaram a oferecer pequenas remunerações para os servos. Estas mudanças significaram uma transformação nas relações de trabalho no campo, desintegrando o sistema feudal de produção.

Com o aquecimento do comércio surgiram também novas atividades como, por exemplo, os cambistas (trocavam moedas) e os banqueiros (guardavam dinheiro, faziam empréstimos, etc). 
Estes novos componentes sociais (burgueses, cambistas, banqueiros, etc) passaram a começar a se preocupar com a aquisição de conhecimentos. Este fato fez surgir, nos séculos XII e XIII, várias universidades na Europa. Estas instituições de ensino dedicavam-se ao aos conhecimentos matemáticos, teológicos, medicinais e jurídicos. 
Alguns fatos históricos importantes ocorridos na Baixa Idade Média:
- Cisma entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente (1054)
- O papa Urbano II convoca a Primeira Cruzada com o objetivo de libertar a Terra Santa (1095)
- A Inquisição foi instituída pelo papa Gregório IX (1231)
- Início da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra (1337)
- Chegada dos espanhóis, liderados por Cristovão Colombo, à América (1492)

Idade Média
História Medieval, economia, sociedade, influência da Igreja, feudalismo, castelos, guerras,
peste negra, cruzadas, revoltas camponesas, cavaleiros, servos, sistema feudal, arte medieval, resumo
história da
 Idade Média - foto de castelo medieval
Castelo Medieval: símbolo do poder da nobreza 
 
Introdução
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Estrutura Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).


Sociedade Medieval
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
trabalho
 dos servos no feudo medieval
Servos trabalhando no feudo
Economia Medieval
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Religião na Idade Média
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

Educação, cultura e arte medieval 
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam.  Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.
Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.
No campo da Filosofia, podemos destacar a escolástica (linha filosófica de base cristã), representada pelo padre dominicano, teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino.
As Cruzadas
No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada (1096), com o objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa.  Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio. De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.
guerra medieval
Guerra Medieval
As Guerras Medievais

A guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval.
Peste Negra ou Peste Bubônica
Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. Como as cidades medievais não tinham condições higiênicas adequadas, os ratos se espalharam facilmente. Após o contato com a doença, a pessoa tinha poucos dias de vida. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situação, muitos atribuíam a doença a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos.
Revoltas Camponesas: as Jacqueries
Após a Peste Negra, a população européia diminuiu muito. Muitos senhores feudais resolveram aumentar os impostos, taxas e obrigações de trabalho dos servos sobreviventes. Muitos tiveram que trabalhar dobrado para compensar o trabalho daqueles que tinham morrido na epidemia. Em muitas regiões da Inglaterra e da França estouraram revoltas camponesas contra o aumento da exploração dos senhores feudais. Combatidas com violência por partes dos nobres, muitas foram sufocadas e outras conseguiram conquistar seus objetivos, diminuindo a exploração e trazendo conquistas para os camponeses.
 
Vassalagem e Suserania 
O que era o sistema de vassalagem e suserania na Idade Média, vassalos e suseranos, história  medieval
vassalagem e suserania
Homenagem: cerimônia entre o vassalo e seu surerano (iluminura do século XIV)
 
Introdução

Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio-econômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

Cerimônia da Homenagem 
Havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de uma igreja, para selar os laços entre vassalo e suserano. Na cerimônia, o vassalo se ajoelhava e colocava suas mãos entre as mãos do suserano (senhor), prometendo-lhe lealdade e fidelidade.

Suseranos e Vassalos 
O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem. Desta forma, num momento de guerra, milhares de guerreiros eram mobilizados. 
Nas Cruzadas, por exemplo, os cristãos conseguiram mobilizar milhares de guerreiros, para combater os muçulmanos na Terra Santa, graças as inúmeras relações de vassalagem e suserania que existiam na Europa Medieval.

Cronologia da Idade Média 
Os principais fatos históricos que marcaram a História Medieval

Tomada de Constantinopla: fato histórico que marcou o fim da Idade Média
 
Introdução

A Idade Média é o período histórico que vai do século V ao XV. Tem início com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina em 1453 com a Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
Principais fatos históricos da Idade Média 
476 - Bárbaros germânicos invadem e derrubam Império Romano do Ocidente.
481 - Clóvis é proclamado rei o Reino Franco.
493 - Teodorico funda o reino ostrogodo da Itália.
800 - Carlos Magno é coroado imperador.
843 - Tratado de Verdum: estabeleceu a divisão do Império Carolíngio.
987 - Hugo Capeto é coroado rei da França.
1095 - Organização da Primeira Cruzada pelo papa Urbano II.
1118 - Criação da Ordem dos Cavaleiros Templários
1122 - Concordata de Worms: colocou fim a primeira fase da Questão das Investiduras entre o Sacro Império Romano-Germânico e o papado.
1163 - início da construção da Catedral de Notre-Dame de Paris.
1231 - O papa Gregório IX institui a Inquisição.
1351 - Instituído na Inglaterra o Estatuto dos Trabalhadores, cujo objetivo principal era controlar os salários e o mercado de trabalho no país.
1347 - tem início a epidemia de Peste Negra na Europa.
1415 - os portugueses conquistam a cidade de Ceuta. tem início o período das Grandes Navegações e descobrimentos marítimos.
1337 a 1453 - Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França.
1378 a 1417 - Grande Cisma do Ocidente (crise ocorrida na Igreja Católica)
1429 - Joana D'arc comanda os franceses na conquista da liberdade do domínio inglês.
1439 - João Gutenberg, inventor alemão, cria o sistema de impressão de textos através dos tipos móveis. É a invenção da imprensa.
1453 - Tomada de Constantinopla. Os turcos otomanos invadem e dominam o Império Bizantino (Império Romano do Oriente).

Imagens da Idade Média 
Imagens com cenas da história da Idade Média, História Medieval em imagens, cenas cotidianas
 
 
Imagens da Idade Média
Servos trabalhando na colheita de trigo (começo do século XIV)
servos trabalhando - Idade Média

Monge Copista (século XV)
Monge 
Copista

Trabalhadores construindo uma torre
Trabalhadores construindo uma torre

Coroação do imperador Carlos Magno pelo papa Leão III (ano 800)
coração de Carlos Magno

Camponeses trabalhando no campo (início do século XV)
idade Média, camponeses

Produção de pão na Idade Média 
produção de pão na Idade Média

Batalha durante a Quinta Cruzada (século XIII)

Batalha de Azincourt (1415) entre ingleses e franceses na Guerra dos Cem Anos
Guerra na Idade Média

Revolta Camponesa de 1381 na Inglaterra
revolta Camponesa na Idade Média
 
Questões sobre a Idade Média 
Questões para testar os conhecimento sobre a Idade Média, testes de multipla escolha, exercícios

 
Questões sobre a Idade Média (respostas no final da página)
1. Sobre a o sistema político-econômico na Idade Média (século V ao XV) é correto afirmar que:
A - Havia democracia na Idade Média, pois todos podiam escolher os reis e senhores feudais.
B - O poder político e econômico estava todo concentrado nas mãos do clero católico, principalmente dos padres e monges.
C - O poder era centralizado na figura do senhor feudal que, além do poder político, possuia os poderes econômico e jurídico.
D - Com a formação das monarquias nacionais europeias na Idade Média, todo poder ficou concentrado nas mãos dos monarcas (reis), sendo que os senhores feudais ficaram sem nenhum poder nesta época.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo aponta apenas os principais impostos e taxas que os servos deviam aos senhores feudais na Idade Média?
A - Dízimo (10% da produção), corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal) e imposto sobre uso da água e esgoto.
B - Dízimo (10% da produção), imposto sobre o uso de armas dos cavaleiros e imposto e taxa pela circulação e uso de moedas.
C - Imposto sobre a venda e compra de todas as mercadorias, imposto sobre os animais abatidos, imposto sobre o nascimento de filhos.
D - Corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção) e banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
__________________________________
3. Sobre a economia medieval é correto afirmar que:
A - As moedas eram muito utilizadas, o artesanato era a base da economia medieval e as riquezas eram bem distribuídas entre todos os habitantes.
B - A base era a agricultura, prevalecia o sistema de trocas de mercadorias (as moedas eram pouco utilizadas) e as relações comerciais com outras regiões e feudos era pequena.
C - A pecuária era a base da economia, as terras tinham pouco valor econômico e não todos os integrantes da sociedade eram isentos de impostos.
D - O artesanato era a base da economia, os servos recebiam salários dos senhores feudais e as terras estavam concentradas totalmente nas mãos da Igreja Católica.
__________________________________
4. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
A - Várias igrejas cristãs e protestantes atuavam na Europa Medieval.
B - A Igreja Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.
C - As pessoas não davam importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da população era composta por ateus.
D - Embora monopolizasse a vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços científicos e manifestações culturais diversas.
__________________________________
5. Sobre a arte na Idade Média é correto afirmar que:
A - Na pintura, os temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.
B - Busca da perfeição estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes características da arte medieval.
C - A arte medieval recebeu grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor medieval foi Leonardo da Vinci.
D - A pintura rupestre foi a principal característica da arte na Idade Média.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/idademedia/baixa_idade_media.htm

1. C | 2. D | 3. B | 4. B | 5. A




Nenhum comentário:

Postar um comentário