quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mundo Islamico

OBJETIVO: mostrar um pouco mais sobre esse povo, como a fé os ajudou unir-se e a prosperar  como um estado unificado. Mas também será visto como a ambição, lutas internas e externas provocaram a divisão política deste estado . também como Maomé , líder religioso e político, influenciou este povo tanto na religião como na guerra, por expandir seus territórios.

O MUNDO ISLÂMICO


ORIGENS


Estado Árabe

Foi na Península arábica, onde 5/6 do território equivale a áreas desérticas, que a civilização islâmica teve suas origens. O clima é extremamente quente e seco.

Seus habitantes são de origem semita, viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduíno e tribos urbanas .

Tribo beduínos: eram seminômades que vagavam pelo deserto em busca de um oásis para seus animais. Viviam em constantes guerras, fazendo dos saques um dos recursos de sua sobrevivência.

Tribo urbana: estabeleceram-se na faixa costeira do Mar Vermelho e sul da Península, onde o clima era mais favorável para sobreviverem. Dedicavam-se ao comércio e tinham as  caravanas de camelos, que transportavam produtos do Oriente para regiões do Mar Mediterrâneo.

A união árabe , começou a partir do século VII, a base desta união foi a religião. Onde Maomé fundou o Islamismo, no qual usava as guerras santas para expandir as fronteiras do império.

Podemos dividir a história árabe em 2 etapas:

Arábia pré- islâmica: época antes do islamismo.
Arábia islâmica: época durante o islamismo.

PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO


Foi nessa época que habitavam na península arábica, tanto os árabes beduínos como os árabes urbanos.

Na região dos árabes urbanos, surgiram cidades como MECA e IATREB(MEDINA), que se tornaram grandes centros comerciais. Até o século VII, os árabes não eram unidos politicamente, mas tinham pontos em comum, Por exemplo: o idioma árabe e as crenças religiosas. Nesse período eles eram politeístas, tendo umas 360 divindades.

Mas para unir as várias tribos , em Meca foi construído um templo religioso, a Caaba ( casa de Deus), com as principais divindades.

Na Caaba, encontrava-se a pedra negra, que de acordo com a crença, veio do céu pelas mãos do anjo Gabriel.

Com todas essas atrações , estas cidades prosperam rápido.

PERÍODO ISLÂMICO


Começou com Maomé(570-632), fundador do islamismo,ou religião mulçumana ou maometana.

Maomé era membro da tribo coraixita ,de família pobre, nasceu em Meca e desde jovem participava nas caravanas comerciais pelo deserto, com tudo isso, ele teve contato com as várias crenças religiosas da região além do judaísmo e do cristianismo, ambas monoteístas.

Em suas pregações, Maomé condenou os ídolos da Caaba, pois havia somente um único deus . claro que isso não agradou nenhum pouco os sacerdotes da Caaba, que logo trataram de persegui-lo, obrigando Maomé fugir para Iatreb ( Medina), em 622.

Essa fuga ficou conhecida como hégira, e marca o início do calendário mulçumano.

Em Iatreb ( Medina) Maomé se popularizou e organizou um exército que conquistou Meca e destruiu os ídolos da Caaba, em 630.

A Caaba foi convertida em centro de orações  e a crença politeísta foi proibida.

Depois disso , Maomé, espalhou o Islamismo por toda a Arábia, unificando as tribos pela religião.

FÉ ISLÂMICA


Esse termo , islamismo, quer dizer ‘’submissão a Alá’’. Tem por base o alcorão, livro sagrado dos mulçumanos. As doutrinas básicas são:
  • crença em Alá, como o único deus e em Maomé com seu profeta.
  • Fazer cinco orações diárias.
  • Mostrar generosidade para com os pobres e dar esmolas.
  • Fazer o jejum religioso no mês do Ramada, ( mês do jejum)
  • Fazer peregrinação pelo menos uma vez na vida para Meca.
NOTA:

ALCORÃO ( A LEITURA)


O LIVRO SAGRADO DOS MULÇUMANOS. ABRIGA AS REVELAÇÕES FEITAS POR  ALÁ A MAOMÉ REUNIDAS POR SEUS DISCÍPULOS. CONTÉM INSTRUÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DA ORDEM SOCIAL . HÁ PROÍBIÇÕES, COMO: COMER CARNE DE PORCO, PRATICAR JOGOS DE AZAR . MAS A POLIGAMIA E A ESCRAVIDÃO SÃO PERMITIDAS.

Após a morte de  Maomé, a religião sofreu algumas divisões. As mais destacadas são:

SUNITAS: para eles o Califa deve ter virtudes morais com honra, respeito, trabalho, mas também deve reconhecer suas falhas em ações. Aceitam o Alcorão como livro sagrado e também as Sunas,  livros de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

XIITAS: para eles a chefia do estado só pode ser ocupada por um descendente  legítimo de Maomé. Para eles o chefe da comunidade islâmica, Imã,  é inspirado diretamente por Alá, logo ele é infalível.

Os fieis devem obediência ao Imã. Aceitam somente a Alcorão como base de seus ensinos.

Hoje, os seguidores xiitas habitam principalmente no Irã e no Iemem. Os sunitas predominam nas demais regiões.

EXPANSÃO E DECADÊNCIA MULÇUMANA


Maomé com a criação do Estado mulçumano, fez um estado de governo teocrático, ou seja , com se fosse governado por  inspiração divina. Este governo foi ampliado pelas conquistas militares.

Os califas, começaram a governar após a morte de Maomé,em 632. estes passaram a terem poderes religioso,político e militar.

A expansão árabe teve algumas fases:

> 1ª FASE( 632-661)

Os califas eleitos, que sucederam Maomé, conquistaram a Pérsia, Síria, Palestina e Egito.

>2ª FASE( 661-750)

nessa etapa os  califas Omídas, tomaram conta da política. A chefia tornou-se uma monarquia hereditária, com sede em Damasco.

As conquistas foram desde o noroeste da China, passando pelo norte da áfrica indo até quase toda península Ibérica.

Mas devido alguns atritos sociais e econômicos, gerou-se uma crise na dinastia Omíada.

>3ª ETAPA( 750- 1258)

nessa etapa, aparece a dinastia Abássidas, marcada pela invasão Persa ao mundo islâmico.  A cidade de Bagdá tornou-se a sede.

O califa tinha poderes religiosos e a direção do governo ficou a cargo do Vizir.

Com eles as conquistas avançaram pela Europa e sul da península itálica. Mas devido as crises internas  e externas acabou havendo a formação de estados independentes, como Córdoba ( Espanha) e Cairo ( Egito).

Uma coisa que talvez deve ter sido o motivo do fim de tantos impérios, e que no islâmico não deve ter sido diferente foi as disputas de poder entre  seus governantes, desde o século VIII, as rivalidades dos califas levaram à divisão do império, com formação de estados independentes.

Também houve os fatores externos. Os povos conquistados começaram a reagir contra a dominação árabe.

ECONOMIA


O comércio teve maior destaque nas cidades . os mulçumanos criaram meios jurídicos para o comércio, como cheques, letras de câmbio e recibos. Realizaram negócios em várias regiões do mundo. Tanto pelo Mar como por terra.

Na agricultura, os mulçumanos desenvolveram uma variada produção agrícola em diversas regiões do país. As terras foram melhoradas devido as grandes obras de irrigação. As lavouras mais destacadas foram: açúcar, trigo, algodão, arroz, cana-de-açúcar, entre outros.

Na criação de animais tem-se : cavalos, carneiros e camelos.

CIÊNCIA


Nos principais centro do império, havia cientistas e filósofos que desenvolveram estudos de grande importância nos campos da matemática, física, química, com o descobrimento de substâncias como o álcool, na medicina , com novas técnicas cirúrgicas e causas de moléstias como o sarampo,e na filosofia, com os estudos das obras de Aristóteles.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia009.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário